A evolução das técnicas de lifting com fios e sua aplicação no campo da Dermatologia Cosmiatrica avançou muito após 40 décadas de existência.
Durante o processo de envelhecimento ocorre mudanças no formato facial, que é transformado pela flacidez da pele e deslocamentos dos coxins de gordura facial, sem falar da reabsorção óssea e mudança da textura determinada pelo aparecimento das linhas de expressão.
Muitos pacientes não gostam da idéia da inserção de fios não absorvíveis e permanentes. Por essa razão, novos fios, absorvíveis foram desenvolvidos.
A Polidioxanona: PDO é um produto usado especialmente em cirurgia cardíaca, o que confere a segurança ao uso. Ao ser inserido na pele, esse produto não somente estimula a produção de colágeno e faz um lift na face, mas também melhora a textura da pele deixando -a mais luminosa e elástica, melhora as linhas de expressão finas e melhora os poros. A ser inserido no corpo, o fio de PDO não meramente desaparece, mas provoca mudanças aos seu redor. O fio será envolvido por uma cápsula fibrosa que se forma ao seu redor, preservando a tração e a compactação dos tecidos, seguido por um processo inflamatório, aumento do colágeno e aumento dos níveis de TGF Beta. Também provoca contração das fibras elásticas e colágeno 4 semanas após os tratamentos, aumento do tamanho dos capilares sanguíneos e redução da camada de gordura, que se afina devido a denaturação das células de gordura.
Os fios de PDO disponíveis para tratamento são:
-
- Fios finos e lisos – Melhora a qualidade da pele, estimula os miofibroblastos e aumenta a produção de colágeno tipos I e III;
- Fios finos e multifilamentares – Maior estímulo de colágeno e assim efeito de preenchimento;
- Fios em Parafuso – Estímulo de colágeno e suave efeito volumizador.;
- Fios Espiculados – Efeito de tração/lifting além do estímulo do colágeno;
- Fios barbados uni ou bidirecionais;
- Fios Moldado;
- Fios Matrix – Composto por 16 fios trançados com um oco central. Provocando a indução de colágeno e fibras elásticas dentro e fora do fio.
Indicações Faciais:
-
- Lifitng Facial
- Elevação dos Supercílios
- Linhas de expressão e flacidez Peri-oculares
- Lifting Malar
- Lifting do Nariz
- Sulco Naso Geniano ( Bigode Chinês) e Labio Mentoniano ( Linhas de Marionete)
- Contorno da Mandíbula
- Rugas Periorais e linhas ao redor da boca
Indicações Corporais:
-
- Pescoço
- Colo
- Abdome
- Interno de Braços e Coxas
- Flacidez dos joelhos
- Glúteos
- Mãos
O uso dos fios de PDO para tratamento rejuvenescedor é um método seguro e a incidência de complicações é baixa. É apropriado a seleção do paciente para que se obtenha ótimos resultados.
O procedimento traz como benefícios: Rejuvenescimento, Bioestimulação de Colágeno, Reestruturação dos tecidos, Lifting, Reposicionamento dos tecidos gordurosos, aumento suave de volume, brilho e hidratação da pele.
Técnica que usa fios de sutura constituídos de ácido Poliláctico (PLA) com cones presentes em sua extensao compostos de lactídio/glicolídeo. Sao produtos totalmente absorvíveis, biocompatíveis e biodegradáveis.
O ácido poliáctico é o principal componente da Sutura Silhouette Soft®, e o componente mais ativo também. Quando é implantada subcutâneamente, os componentes do Silhouette Soft® agem estimulando os fibroblastos e a produção de colágeno. Essa ação continua com o tempo, mesmo após a reabsorçao do fio, ajudando a aumentar o volume e a restaurar o formato da face gradual e naturalmente.
Os fios de sustentaçao sao implantados subcutâneamente, sendo possível tracionar a pele para o efeito lifting, redefinindo a região tratada.
O objetivo do tratamento é aumentar o volume e dar firmeza a pele, além da tração provocada onde ele implantado. É indicado para pacientes com flacidez leve a moderada e sem excesso de pele. As áreas que se beneficiam do tratamento e as mais habitualmente tratadas são: Pescoço/ Terço inferior e médio da face / Sobrancelha.
Observando – se os critérios corretos e a indicação para o paciente que realmente se beneficiará desse tratamento, podemos obter os seguintes resultados : Rosto redefinido, volume reposicionado.